sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ENTRE PAIS E FILHOS ADOLESCENTES

Pais de Adolescentes
(de Luciana Magalhães)


Ninguém ousa contestar que ser pai ou mãe é uma dádiva, uma benção de Deus, um dom divino capaz dos mais sublimes gestos de amor... mas essa relação é de uma dimensão tão mais rica e complexa do que a ciência pode comprovar...
É uma relação de natureza, de carne e osso, de sentimentos tão diversos que não dá para explicar.
Dia após dia, ela é repleta de questionamentos, e de um discurso constante, para não dizer eterno; muitas vezes é tão cansativo que nos leva a exaustão, mas em outras é imensamente admirável e gratificante. 
É a incerteza que se instala cada vez que a circunstância nos impõe uma atitude firme, são as perguntas sem respostas, a angústia dos momentos de dúvida e uma sensação de impotência gerada muitas vezes em situações que não sabemos como lidar.
Pais certamente surtam de vez em quando, se estressam e resmungam com facilidade pelos cantos da casa tentando justificar seus atos, estabelecer punições, diálogos, mas tem sempre suas palavras contestadas! Isso é próprio do adolescente, quem inventou essa biologia????
Ô relação danada que nos enfrenta e nos abraça, ora somos malvados, ora coitados! 
Certamente nada é tão fácil e não haveria de ser entre nós, essa relação que alterna amor e raiva, nos momentos em que nada se entende e gratuitamente vêm as discussões. 
Nós pais, carregamos no peito um amor impossível de se medir, a responsabilidade para educar, disponibilidade para se doar, paciência para entender, flexibilidade para equilibrar e uma perseverança incondicional para não desistir; mas somos acima de tudo donos de uma imperfeição própria da nossa natureza, aquela que é capaz de errar, de fraquejar e de quase enlouquecer quando tudo sai de ordem. Será que existe um porto seguro?
A vida prossegue como a natureza nossa de cada dia, aquela que por tudo passa, tudo se transforma, mas sobrevive ... E quando tudo parece desmoronar, um ciclo se fecha e tudo se aquieta, mas outras passagens virão, ora maiores ou não... Não existe segredo, viver é o verdadeiro sentido, a força está em nós!    




Nenhum comentário:

Postar um comentário