quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Educação

(Por Luciana Magalhães)

A EDUCAÇÃO, tão desvalorizada, desrespeitada, ignorada em nosso País, não só pelos governantes mas infelizmente também por muitos cidadãos, é a palavra já tão calejada, tão alarmada em todos os discursos , mas que não quer nem pode calar neste momento!
Ir para as ruas manifestar livremente, poder cantar, gritar, lutar por um país mais justo, mais digno, pelos nossos direitos, uma mistura de gerações manisfestando pacificamente, é lindo demais, mas antes é preciso dar o exemplo com atitudes! Perdemos a razão quando agimos com violência, e fica claro que aquela causada por uma minoria violenta é gratuita e tendenciosa na direção da desordem.
Tacar bomba, saquear estabelecimentos, tacar fogo, apedrejar patrimônio nosso, podendo inclusive machucar alguém!! É isso que queremos que nossos filhos assistam?
Isso é pura falta de Educação, falta de educação essa que não se encaixa em tudo que estamos cobrando, que não começa nas escolas precárias, nem no deficiente sistema educacional do nosso País, mas dentro de nossas casas, independente da classe social, pois existe cidadão pobre e educado!
A Educação começa com bons exemplos, e a família deveria ser a primeira a cultivá-los, mas muitas vezes fazem o contrário; educação, civilidade e ética terminam quando você vende votos, incita a violência, cultiva a agressividade, fura fila, joga lixo no chão, não pratica a gentileza, paga propina, não age com honestidade, se apropria do que não é seu, desrespeita os direitos alheios, pratica o preconceito, agride, xinga, rouba, tenta levar vantagem de forma ilícita, enfim, cultiva o famoso “jeitinho brasileiro”!
Manifestação pacífica é justo e bonito de se ver, vandalismo e violência não resolve nada e eu repudio.
Deveríamos abandonar a ideia de que todos as deficiências que o nosso País vive é culpa somente dos governantes, repensar nossas atitudes diárias e contribuir fazendo a nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário