domingo, 4 de janeiro de 2015

Filhos, a nossa maior herança !

Por Luciana Magalhães

Ter uma atitude individualista, um gesto de descontrole ou uma palavra feia, faz parte do desenvolvimento normal de uma criança, afinal eles ainda estão formando suas personalidades, conhecendo-se, descobrindo a capacidade que tem para lidar com as adversidades. A questão está em como, nós pais, lidaremos com isso orientando-os de forma positiva para que se tornem no futuro, adultos íntegros, honestos e conscientes dos seus atos perante a sociedade.
Estamos educando a nova geração, o futuro do nosso País! Os nossos exemplos valem ouro, nossas atitudes valem mais do que mil palavras, são como um espelho que nos reflete a todo instante.
Os filhos nunca são iguais, eles têm características diferentes, cada qual com sua particularidade. Às vezes um é mais doce enquanto o outro é mais arredio, mais genioso. Ou mesmo um é mais tímido, enquanto os outros mais ousados. É preciso um olhar diferenciado para cada um, tentando sempre conduzir o de temperamento mais arisco para algo positivo. Todas as crianças tem um dom, precisamos descobrir.
Educar é uma arte, e o stress de uma vida corrida pode nos deixar exaustos, frustrados e incapazes de lidar com eles, mas não devemos nunca desistir ou delegar ao outro o nosso papel. Ser pai dá muito trabalho, exige muita paciência e um amor incondicional. Mas quem disse que seria fácil?
Não basta gerar, é preciso participar, estar presente, ser companheiro, tentar entender o porquê das atitudes. É preciso muito mais do que comprar presentes, planejar as festas, pagar uma boa escola. É preciso ter sempre disponível um momento para escutar, uma palavra de incentivo, um carinho, um elogio... É preciso impor limites, dizer não, ensinar a respeitar, a conquistar.
Somente desta forma estaremos contribuindo para formar cidadãos de bem. E ainda que um dia isso não aconteça, teremos a certeza de que cumprimos o nosso papel fazendo tudo que estava ao nosso alcance, e que infelizmente existem coisas que fogem do nosso entendimento, e que somente Deus é capaz de cuidar.
Mas se tudo der certo, quando o tempo passar enxergaremos os nossos filhos felizes e a vida próspera que ajudamos a construir, mesmo em meio a tanta hostilidade, tendo a certeza do quanto tudo valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário