quinta-feira, 10 de outubro de 2013

POR QUE SER O NÚMERO 1 ?


“Uma verdade antiga e atual: Toda criança tem uma vocação. Convenci-me de que durante a infância devia haver sempre alguém a postos para descobrir e incentivar os dotes naturais. Não basta descobrir um dom inato; é preciso espicaçá-lo constantemente. Acima de tudo, é preciso protegê-lo contra os efeitos devastadores da reprovação social.” (Hughes Mearns)

O trecho transcrito, é apenas uma parte das sábias palavras de Hughes Mearns, Educador e poeta, mas acima de tudo, um gênio! Especialmente para nós, pais, que muitas vezes pressionamos nossos filhos diante do desejo de querê-los bem sucedidos, diante do desejo de que sejam aprovados em uma boa universidade federal, diante do sonho de verem o seu nome em primeiro lugar, estampando jornais, outdoors, propagandas de escola e etc. Enfim... seria tudo lindo, se não fosse um detalhe: muitas vezes eles realmente não são o número um, não tiram notas excelentes, não conseguem passar para uma escola técnica ou universidade federal, e nem são gênios superdotados... mas certamente possuem o seu dom natural, uma vocação!

“ Embora poucas crianças sejam gênios, todas, como verifiquei, possuem dotes que podem constituir mais tarde a sua distinção pessoal. Muitas vezes, o jovem inventor, o que tem gosto para o desenho, ou decoração, ou o jovem musico, comediante, pintor ou aquele que tem jeito para a mecânica, podem necessitar de serem defendidos contra o esnobismo dos indivíduos livrescos, inclusive os próprios professores.(…) muitas vezes o dom que parece não ter importância é o que mais servirá na vida. O dom de inspirar confiança pode, às vezes ser mais útil a um médico do que a sua perícia profissional; um apaixonado amor pela justiça, censurado como presunção numa criança, pode contribuir para o êxito de um advogado, mais do que sua capacidade para organizar um dossiê.” (Hughes Mearns)

Nenhum comentário:

Postar um comentário